nutrição

O polêmico adoçante
nutrição

O polêmico adoçante

Será que ele é realmente um inimigo?

Quem se preocupa com a balança certamente busca  ficar longe dos doces e consequentemente também do açúcar.

Sacarina, Aspartame, Sucralose, Stévia, Ciclamato de Sódio, Xilitol...são tantos nomes existentes hoje no mercado que muitas pessoas não sabem qual adoçante escolher.

Existem os adoçantes naturais e os sintéticos. Os naturais são extraídos de frutas ou outros elementos vegetais e os sintéticos, são produzidos em laboratórios.

Mas quais são naturais e quais são os sintéticos?

Os naturais têm vários benefícios e muitos deles adoçam mais que o açúcar branco refinado. Na lista dos adoçantes naturais temos a Sucralose, a Stevia, o Xilitol, o Sorbitol e a própria frutose (existente nas frutas).

Fazendo parte dos sintéticos, temos a antiga dupla Ciclamato de Sódio e Sacarina e outro bem conhecido, o Aspartame.

Muitos desses sintéticos apresentam contra-indicação pelo alto teor de sódio ou por provocar o acúmulo de fenilalanina no organismo.

É verdade que novas substâncias continuam sendo pesquisadas e essas já consagradas continuam sempre em análise nos laboratórios.

É interessante respeitar se o adoçante é para uso no café, suco ou para o preparo de algum alimento. Existem os adoçantes para uso culinário que são especiais para essa utilização e conseguem se manter estáveis mesmo em alta temperatura, como a Sucralose de uso Culinário.

O uso do adoçante pode trazer inúmeros benefícios para quem é diabético, para aqueles que estão fazendo dietas para a perda de peso ou ainda para as pessoas que estão dispostas a diminuir a quantidade de açúcar para uma vida mais saudável.

E você, já pensou em diminuir a quantidade de açúcar da sua mesa?

FONTE: Edição Clube da Maturidade / Foto:CarolinaDamy
publicado em 31/05/2019 15:30:00

MTR1960 em 04/06/2019 19:23:00

Gosto de doces mas não bebo nada com açúcar ou similares!

Marcia
Henriques
em 06/06/2019 23:33:00

Sinto falta de um docinho. Mas, tenho me policiado para evitar o consumo do açúcar. Nao uso adoçante. Optei por diminuir a quantidade do açúcar e qd possível não usá-lo.

Nilsc em 19/07/2019 10:15:00

Tenho feito experimentos com alimentos, tive a impressão de que realmente o excesso de doces, principalmente industrializados causam desconfortos e prejudicam organismo, afetando até mesmo o emocional. Está comprovado que alimentos são remédios, que viver bem é sabedoria, por tanto, estamos aqui para aprender uns com outros. Grata pela postagem.

Ene Silva em 05/10/2019 22:48:00

Bom...atualmente estou consumindo bem pouco açúcar, no café por exemplo não uso mais. Aos poucos estou me policiando