Clube da Maturidade
saúde e bem-estar
Pilates para maiores de 50, 60 ou mais
saúde e bem-estar
Cada vez mais o método vem ganhando a aceitação do público maduro.
Qualidade de vida é o que todos desejamos. Sabemos que o envelhecimento é um processo natural e compreendemos que cada indivíduo pode chegar à terceira idade com dimensões distintas entre o físico e o psíquico.
Certas atividades da vida cotidiana precisam estar sempre em prática para diminuir a fadiga, manter ou melhorar o equilíbrio e a autoestima para que a pessoa possa se manter independente por maior tempo possível.
Se exercitar sim, mas num ritmo diferente. É exatamente assim a prática do Pilates. Nesta fase onde o corpo começa a mostrar suas limitações, o Pilates pode facilitar várias tarefas comuns em seu dia a dia.
O fortalecimento muscular, especialmente dos membros inferiores, assim como o ganho de flexibilidade, equilíbrio e coordenação motora estarão somando para uma vida longe de quedas e de todos os transtornos que elas podem trazer após uma idade mais avançada.
Cada vez mais o método vem ganhando a aceitação do público maduro. Mais do que exercitar o corpo, o método faz o indivíduo entender a importância da concentração para a realização dos movimentos para controlar o powerhouse através da sua respiração. Esse termo "powerhouse" é o centro da força do nosso corpo, que é a partir dalí que toda a energia se inicia e depois segue para as extremidades. Assim, a respiração trabalha a favor do seu próprio corpo e daí começamos a aplicar o dueto corpo e mente, o que é fantástico para a consciência corporal.
E dessa forma entendemos a frase de Joseph Pilates, criador do método:
"Pilates desenvolve um corpo uniforme, corrige posturas erradas restaura a vitalidade física, vigora a mente e eleva o espírito".
Simplesmente incrível!!!
FONTE: Equipe de Edição - Clube da Maturidade / Foto: RevistaPilates
publicado em 24/06/2018 20:43:00