Clube da Maturidade
curiosidades
Uma paixão chamada CAFÉ
curiosidades
Muito mais que sabor, essa bebida tem muito da nossa história.
A maioria dos brasileiros ama um bom café. O Brasil sustenta hoje um terço da produção mundial dessa maravilha.
Para quem curte um pouquinho da nossa História já deve ter lido sobre as lavouras de café.
Apesar de sua relativa antiguidade na nossa cultura, o café não representava nada de apreciável até os primeiros anos do século 19, aliás, destinava-se nessa época ao consumo doméstico das fazendas e de algumas propriedades. Comercialmente seu valor era quase nulo.
Contam os historiadores que o ciclo do Café no Brasil se iniciou, de fato, quando o desembargador João Castelo Branco mandou vir do Maranhão algumas sementes ou mudas, entre 1760 e 1762, para a Cidade do Rio de Janeiro. Entre 1835 e 1850, a produção fluminense/carioca de café sextuplicou e o Rio de Janeiro sozinho foi responsável por cerca de 80% da produção nacional de café e 40% da produção mundial.
A partir de 1920, a valorização do café tornou-se permanente, aumentado muito o volume estocado, fazendo os preços se elevarem, atraindo com isso novos países produtores ao mercado fazendo concorrência ao Brasil. Com a crise de 1929, a partir do governo Vargas, todo os estoques de café tiveram que ser queimados para os preços não subirem. A escolha foi feita de modo a manter o café como um produto destinado às elites. Ou seja, o governo preferiu queimar o café à vendê-lo por um preço mais baixo, o que o tornaria acessível a qualquer cidadão da época.
Os estabelecimentos comerciais europeus consolidaram o uso do café, e diversas casas de café ficaram mundialmente conhecidas, como o Café Nicola, em Lisboa, o Virgínia Coffee House, em Londres e o Café de La Régence em Paris.
Hoje o mundo inteiro toma café das mais variadas formas e com diversos sabores e aromas. O antigo e tradicional café coado brasileiro ainda mantém alguns fãs, mas quantas mudanças o mercado das cafeteiras nos traz. Outra curiosidade que falaremos agora é exatamente sobre o invento da cafeteira, que aconteceu em finais do século 28, o que deu um grande impulso à proliferação da bebida.
Hoje, podemos tomar um bom café expresso com cafeteiras quase portáteis dentro da nossa cozinha.
Os cafés em cápsula revolucionam o mercado com as novas cafeteiras, pois além de super modernas e bonitas, mantém fortes seus aromas deixando cada vez mais irresistível uma boa xícara de café.
E por falar nisso, qual é a SUA FORMA preferida de beber CAFÉ?
FONTE: Equipe de Edição - Clube da Maturidade / Fonte: Wikipedia
publicado em 07/09/2018 16:48:00
Comentários do artigo
Eu amo café.minha bebida predileta
a minha também
Café é energia ! Expresso meu preferido!
coado, expresso, cafeteira, tanto faz, basta ser um bom café,
Eu amo café! Adoro entrar nas cafeterias, dos lugares por onde ando e saborear um bom café expresso. Em casa, abandonei a cafeteira e estou curtindo o café feito no coador, bem encorpado e sem açúcar, apenas polvilhado com um pouco de canela em pó.
em casa cafeteira, no trabalho café coado, viajando por aí, expresso, ou o que encontrar, rsrsrs
bebo um cafezinho após levantar desde oito anos de idade( aprendi com meu pai), deixei de fumar a mais de 20 anos, mas um bom café continua irresitivel. hoje bebo em media meio litro durante todo o dia. Dica, ao levantar, beba agua antes do café ou qualquer outro alimento, para preparar e lubrificar o estomago
Faça Seu Login para responder este comentárioRodriquez em 16/11/2019 22:34:00