Clube da Maturidade
maturidade
Viúvo e solitário
maturidade
Encarar a perda de um cônjuge pode ser mais difícil para os homens
A dor de perder uma pessoa querida pode ser muito intensa e duradoura. A morte de um cônjuge pode ser considerda uma das situações mais difíceis da vida adulta e especialmente para os homens.
Se sentir desorientado e sem chão, pode ser mais comum do que muitos imaginam. Perder a companheira, a pessoa que passava tantas horas do dia ao seu lado, pode ser muito difícil para quem ficou e dar a volta por cima para recomeçar a vida é necessário, mesmo sendo muito difícil.
Pedir ajuda, dizer que está desorientado ou em aflição é muito mais difícil para o público masculino, sem dúvida alguma. Já repararam quando um homem está procurando por um endereço ele geralmente reluta em perguntar algo a alguém? Isso mostra bem como os homens lidam com momentos de insegurança: eles tentam achar seu caminho pelos próprios meios, sem pedir ajuda, pois isso os deixaria mais vulneráveis ou inseguros.
De acordo com os especialistas no assunto, os homens têm mais dificuldade em superar o luto, se comparamos com as mulheres que também sofreram essa mesma dor. Isso é facilmente percebido nos problemas de saúde. Os homens passam mais tempo deprimidos e assim iniciam problemas de saúde ligados ao aspecto emocional.
Muitos tentam "camuflar" sua dor evitando falar no assunto ou simplesmente exagerando nas horas do trabalho, com a intenção de fugir da realidade. De acordo com os psicanalístas que tratam assuntos assim, quanto mais se evitar falar ou vivenciar o luto, maior será o tempo que essa pessoa sofrerá ou ainda maior será o tempo para ela recomeçar sua vida.
Todos precisamos dar uma nova chance à felicidade. A vida é muito curta e temos a obrigação de tentar vivê-la da melhor maneira possível!
FONTE: Equipe de Edição - Clube da Maturidade
publicado em 07/09/2018 21:00:00
Comentários do artigo
Deixar o luto para seguir em frente é difícil principalmente se o relacionamento foi longo e feliz. Reaprender a ser solteiro é um desafio enorme.
Jorge em 21/09/2018 09:44:00
Estou viúva há pouco mais de dois anos, tentando reaprender a ser solteira. Não esta sendo fácil, mas tenho esperança, que vou conseguir!
Os amigos ajudam muito.
A perda do companheiro é muito difícil, você esta acostumado a ser dois, participar com casais amigos de reuniões e de repente você está só. Aprender a ser solteira não é facil mas o tempo dá a maior ajuda, só ele para cumprir essa tarefa.
Viúva à 20 anos, só o tempo ajuda. Vc se acostuma com a sua companhia e acaba por gostar da liberdade. Claro que em alguns momentos fica ruim mas é superado. Boa sorte meninas e meninos. Um gde abraço
Não passei por essa experiência mas, acredito ser muito doloroso .Temos que acreditar que dias melhores virão.
Melo em 09/01/2019 00:09:00
Não passei por essa perda mais passei por outras igualmente difíceis e o tempo ajuda e a vida continua 🙏
Muito triste perder um grande amor nossa !!! Fiquei sem asa p voar mas estou reagindo contanto com Deuscebis amigos
Existe um amor tão grande dentro de mim p dividir com quem me merecer amor. Sublime sincero companheirismo a solidão não é fácil.
Estou a procura de homens mais velhos acima de 50
É bastante difícil o corte desse laço que não se rompe com a morte. Essa perda exige um tempo longo de luto,de aquietação até que se consiga digerir o fato. Em média,esse stop é de 3 anos,embora algumas pessoas consigam fazer uma recuperação mais rápida.
Faça Seu Login para responder este comentárioPerder alguém é sempre muito difícil é viver o luto é fundamental para seguir adiante.
Faça Seu Login para responder este comentárioA perda é difícil para ambos mas de fato geralmente a mulher busca trabalhos voluntários, grupos de viagens, trabalhos e várias alternativas que ajudam a sair do luto em menos tempo. Mas não é uma regra para todas mulheres.
Faça Seu Login para responder este comentárioVejo a perca do conjugue, sendo difícil pra ambos, mas acredito que nesse caso a mulher sofre mais, por mil razões que não vou citar aqui. Falo isso por experiência própria. Há Homens, que não esperam um mês pra arrumar outra pessoa, ao contrário a mulher sempre demora mais, sente mais, respeita mais...
Deus te abençoe e ajude a suportar essa perda. A mãe do meu filho, hoje com 23 anos estava morando longe quando "partiu", eu nem sabia da sua doença. Estávamos separados por causa da perda de emprego de minha parte, e naquela época não tinha como sustentar a família, porem, aos poucos fui me firmando novamente, porem, ela ficou com essa doença que não perdoa mesmo, apesar de poder ser tratada, porem, que acaba vencendo. Já era terceira vez que enfrentava essa situação.
Muita força à Vc Chuguandy70 e muita luz para ela. É preciso seguir. Um forte abraço!
Dificil , lidar com a saudade , imagino na falta do companheiro amigo,
A saudade dói demais ela bso tem cura. So com o tempo
Reinventar a vida depois do luto é o grande desafio...
o desafio é sempre o mesmo reinventar-se não é fácil e com a perca do ente querido mais difícil. mas e uma questão muito pessoal pra muita gente dar pitaco. minha opniao sorrir para a vida e estar aberta a novos relacionamentos.
Eu aprendi a cinviver com a dor da perda, acredito que não exista cura pra essa perda.
Faça Seu Login para responder este comentárioViver o luto é uma situação difícil e dolorida. O tempo, a família e os amigos são os que nos ajudam a suportar a ausência. Geralmente os homens buscam logo uma companheira. As mulheres vão reaprendendo a viver sozinhas.
Qualquer separação é difícil 😔 mas temos que seguir... estamos vivos!!!
Após 30 anos de união, perdi meu companheiro, faz 3 anos e é muito difícil. Estou tentando, agora que consigo sair e tentando reaprender a viver.
Faça Seu Login para responder este comentárioSer viuva é dificil só quem passa por isso é que sente demais. Apesar que vai fazer em Dezembro que eu sou viuva 34 anos. E dificil mas a gente vai devagar superando.
Faça Seu Login para responder este comentárioRodriquez em 16/11/2019 22:34:00
é interessante e eu gostaria de se tornar seu amigo para que possamos compartilhar idéias e coisas juntos. Você pode me enviar de volta on(sgtmayra199@gmail.com) se você não se importa.
Faça Seu Login para responder este comentáriocarmona em 21/12/2019 07:05:00