Clube da Maturidade
saúde e bem-estar
Bebidas alcoólicas
saúde e bem-estar
E as controvérsias sobre os benefícios do consumo de álcool
Quem ainda não ouviu falar que o consumo regular de bebidas alcoólicas pode proteger o indivíduo contra doenças cardiovasculares?
Falando em bebidas alcóolicas, destacamos o vinho: Pode haver uma maior redução da taxa da mortalidade cardiovascular entre os consumidores de vinho, assim como menos internações por doença coronariana e menor incidência de acidentes vasculares encefálicos. Além disso, o consumo moderado de vinho parece não estar associado ao aumento de risco para câncer do trato digestivo superior, contrariamente o que estudos já apresentaram em relação a cerveja e destilados. A hipótese do efeito protetor adicional do vinho embasa-se principalmente em dois tipos de evidências:
Apesar de as evidências laboratoriais embasarem o efeito protetor do vinho, outros achados sugerem que não o tipo de bebida alcoólica, mas sua forma de consumo, modifica o risco cardiovascular. Estudos sugerem que o consumo de bebidas alcoólicas na forma de consumo exagerado esporádico associa-se a arritmias cardíacas e a uma maior incidência de acidentes vasculares encefálicos e de eventos coronarianos agudos, o que não se confirma em outro estudo. Entretanto, na maior parte dos estudos, o consumo de álcool é medido através de perguntas sobre o consumo médio, limitando o reconhecimento dos efeitos relacionados às formas de consumo sobre a doença cardiovascular. Por outro lado, o padrão de consumo pode variar com o tipo de bebida alcoólica, observando-se mais comumente um consumo moderado e regular nos consumidores de vinho.
Portanto, a forma de consumo e a frequencia da bebida escolhida está diretamente ligada ao efeito:protetor ou extremamente agressivo à saúde do coração.
FONTE: Equipe de Edição - Clube da Maturidade / Foto:bestdoctors
publicado em 31/01/2019 22:24:00
Comentários do artigo
Nada melhor do que um cálice de vinho junto com o jantar!
Faça Seu Login para responder este comentárioRodriquez em 16/11/2019 22:31:00