Clube da Maturidade
saúde e bem-estar
Coenzima Q-10
saúde e bem-estar
Você já ouviu falar em Q-10? Ou melhor, na Coenzima Q-10? Você já deve ter visto alguma propaganda falando sobre Q-10 em alguns cosméticos modernos, mas o que você talvez ainda não saiba é que essa substância é produzida pelo nosso corpo.
No cérebro, no coração, no fígado e também nos rins são onde há uma maior concentração dessa coenzima no nosso corpo.
Podemos receber essa coenzima diretamente pela nossa boa alimentação quando consumimos carnes de boi, de porco, de frango, alguns peixes, como a sardinha, nas folhas escuras, como o espinafre e brócolis em alguns óleos de origem vegetal e em grãos como a soja e o feijão azuki.
Como tudo o que o nosso corpo produz, sabemos que na grande maioria, após certa idade as taxas vão diminuindo e assim é comum até apresentarmos deficiência desta coenzima em nosso corpo. E quando isso ocorre, não fazemos uma reposição adequada de Q-10 apenas pela fonte da boa alimentação. Sendo assim, entendemos que seu uso como complementação nutricional passa a ser muito importante, já que sofremos com essa perda das taxas gradualmente e ainda por entendermos que essa substância está intimamente ligada ao fornecimento de energia celular. É a energia que as células precisam! Apresentando um bom desempenho pela sua ação antioxidante, a substância tem sido indicada para tratamentos associados ao estresse oxidativo, como neurológicos, imunológicos, cardíacos e até oncológicos.
São muitas as ações benéficas desta coenzima, entre elas destacamos:
Auxilia no sistema imunológico e a previnir doenças cardíacas e degenerativas como o Alzheimer;
Auxilia na redução das taxas de triglicerídeos e do colesterol ruim;
Auxilia em tratamentos estéticos com sua ação anti-oxidante;
Auxilia na recuperação muscular, tão importante na prática de esportes;
Mesmo tendo a informação de todos os benefícios trazidos pela coenzima, não podemos esquecer que qualquer suplementação nutricional pode apresentar indicação e dosagens diferentes para cada pessoa. Sendo assim, pergunte a seu médico em sua próxima consulta para a certeza de uma suplementação segura.
FONTE: Equipe de Edição - Clube da Maturidade
publicado em 15/06/2018 19:31:00