Clube da Maturidade
nutrição
Alimentação natural é muito mais que se alimentar bem
nutrição
Uma alimentação equilibrada faz o corpo trabalhar em harmonia
Inaugurando a seção NUTRIÇÃO, o Clube da Maturidade traz "Alimentação Natural"
O que é se alimentar bem? É comer frutas e legumes? É evitar doces e frituras?
Como o brasileiro entende todo esse processo e como preparamos o nosso corpo para cruzar a linha dos 50 anos, onde o metabolismo começa a trabalhar mais lentamente.
Se o corpo desacelera, também é importante mudarmos a nossa alimentação, visando principalmente melhorar a qualidade de vida.
Uma vida madura equilibrada nos proporciona caminhar na direção de um envelhecimento saudável, prevenindo ou tratando doenças.
A prática da alimentação natural se apresenta com muita força quando o nosso pensamento está em alcançar esses objetivos e gerar SAÚDE.
Vitaminas, sais minerais, proteínas e outros elementos indispensáveis para o funcionamento do nosso corpo, precisam estar em equilíbrio.
A pressa do nosso dia-a-dia nos deixa cada vez mais práticos e acabamos muitas vezes recorrendo as embalagens prontas para ir direto ao microondas, e assim nem verificamos o que estamos consumindo. Nem sabemos o valor nutricional daquela refeição.
Precisamos de comida de V-E-R-D-A-D-E! Frutas, legumes, hortaliças, raízes, oleaginosas, gorduras saudáveis e proteínas.
Como está a sua alimentação? Muitas pessoas pensam em dieta e apenas contam as calorias. Será que é esse o melhor caminho?
Quantos produtos light ou zero são industrializados e desconhecemos a metade da tabela presente na embalagem.
Repense a quantidade de açúcar que você utiliza. Mascavo, Demerara, de Coco, todos são açucares, assim o melhor ainda seria não usarmos ou se for o caso, apenas uma quantidade bem reduzida.
Mastigue lentamente os alimentos, isto facilita a digestão e reduz a quantidade de comida ingerida.
Diminua a quantidade de comida nas refeições, lembre que as suas necessidades calóricas diárias vão diminuindo após a idade e o que sobrar, vira gordura.
Beba chás, pois é excelente para a nossa saúde!
Evite alimentos que contenham aromatizantes, corantes e conservantes artificiais.
Você gosta de mel? Estudos nos mostram que 1 colher de mel com geléia real pela manhã, em jejum, pode previnir doenças respiratórias, facilita a digestão, retarda o envelhecimento e aumenta a resistência orgânica.
Para quem tem o ácido úrico elevado, deve diminuir as quantidades de carne vermelha, assim como o bacon.
O bacon, a manteiga e o azeite de oliva extra-virgem não são os vilões, acreditem. Precisamos ter medo da gordura que não é natural.
As carnes brancas, especialmente o peixe são mais leves e também nos proporcionam as proteínas, que o nosso corpo tanto precisa. Falando em proteínas, não podemos esquecer dos ovos, tão baratos e versáteis em nossa cozinha prática.
Inclua na sua dieta: levedura de cerveja, rica em vitamina B, germe de trigo, rico em fibras, vitaminas e sais minerais, gergelim, rico em cálcio, vitaminas e proteínas.
Você tem o intestino preguiçoso? As fibras são importantes coadjuvantes para evitar a prisão de ventre, distúrbios intestinais, câncer de cólon e prevenir a aterosclerose. Não se esqueça do farelo de aveia. Uma excelente forma de consumi-lo seria no iogurte ou fazer um mingau com meio copo de leite da sua preferência e uma colher de sopa de farelo de aveia.
Beba muita água: a água limpa e desintoxica o organismo, facilita o trabalho do intestino e permite que os rins trabalhem normalmente.
Se alimente com calma e de preferência em ótima companhia! Se alimentar bem é muito mais que consumir os alimentos, é um ato de amor próprio!
FONTE: Equipe de Edição - Clube da Maturidade/ Foto: Imed
publicado em 27/06/2018 16:07:00
Comentários do artigo
Já há alguns anos tenho prestado atenção na minha alimentação, reduzindo substancialmente o consumo de açucares e carboidratos. Comer aquele bife com a capa de gordura não é o que faz mal... Inclusive, deixei de usar óleo de soja e passei a usar banha para pequenas frituras ou untar tabuleiros. Manteiga, ao invés de margarina deveria ser regra... ainda não entendo como uma margarina pode fazer bem ao coração, como vemos em alguns anúncios na TV.
Sempre que possível, procuro comer alimentos que vem da natureza e não industrializados .
Sempre gosto de me atualizar sobre alimentação. 😉
Precisamos aprender a nos alimentarmos com o objetivo de nutrir o corpo com tudo que ele precisa para um bom funcionamento, procuro me policiar bastante quanto a isso, mas as vezes dou uma relaxada aos finais de semana....adoro conhecer restaurantes!!!!
Silva em 01/07/2018 07:09:00