Clube da Maturidade
nutrição
Uma delícia chamada Chocolate
nutrição
Você consegue ficar longe dessa tentação?
Um pouquinho da História...
Conta-se que os Astecas cultuavam Quetzalcoat, o Deus do conhecimento e da sabedoria. Ele deu ao seu povo muitos benefícios, entre eles o fruto do cacau. As favas secas eram trituradas pelas mãos dos sacerdotes que produziam uma bebida escura e amarga tomada em taças de ouro, num ritual sagrado que propiciava enorme prazer para aqueles que o bebiam. Se os deuses se encantaram com o chocolate, que dirá nós, mortais.
A medicina se interessa cada vez mais pelo assunto. Alguns especialistas acreditam que a fenilotilamina é a causa de suas propriedades viciantes. Ela faz parte de um grupo de produexiste o chocolate", declara a chocólatra.tos químicos conhecidos como endorfina. Quando são liberadas na corrente sanguínea, levantam o ânimo, criando energia positiva e sentimentos que vão desde a felicidade até a euforia.
Segundo as pesquisas, o chocolate, se ingerido em quantidades moderadas, pode ajudar a prevenir problemas cardiovasculares. Os flavonóides, substâncias encontradas no alimento, reduzem os efeitos oxidativos do LDL ou mau colesterol, e podem ter efeitos antiinflamatórios, reduzindo a incidência de arteroesclerose e trombose.
Pesquisas conduzidas pela Arise, Associação para a Pesquisa da Ciência do Prazer, apresentam testes de laboratório que têm mostrado que quando experimentamos o prazer, o sistema de defesa do corpo é mais eficaz e quando estamos infelizes, deprimidos ou estressados, o sistema torna-se menos eficiente, deixando-nos menos resistentes a infecções.
Chocolate ao leite, meio-amargo, amargo ou branco, qual é o seu preferido?
FONTE: Equipe de Edição - Clube da Maturidade / Foto: Hype Science
publicado em 02/07/2018 12:24:00