Bem-vindo ao novo site
Clube da Maturidade

para quem tem Maisde50

Clube da Maturidade

Faça seu Login entrar

curiosidades

VOLTAR

Participe das nossas redes sociais

O jogo de Xadrez
curiosidades

O jogo de Xadrez

o jogo que exercita a mente

À medida em que vamos envelhecendo torna-se incrivelmente importante exercitar o cérebro, assim como você faria com qualquer outro músculo do seu corpo, com o objetivo de mantê-lo saudável.

Jogos como o xadrez, que desafiam o cérebro, realmente estimulam o crescimento de dendritos -; organismos que enviam sinais a partir das células neurais. Com mais dendritos, a comunicação neural, dentro do cérebro, melhora e fica mais rápida. Pense no seu cérebro como se fosse um processador de computador. As ramificações dos dendritos enviam sinais que se comunicam com outros neurônios, o que faz com que o processador opere de forma rápida, mais favorável. A interação com as pessoas em atividades desafiadoras também estabelece o crescimento dos dendritos e o xadrez te dá ótimas oportunidades para fazer isso. 

Um pouquinho da história do jogo...

O rei Salomão, entediado com a rotina, promoveu um concurso para que fosse criado um jogo onde o físico não seria preponderante; que possibilitasse a uma criança jogar com um homem já experiente; onde a inteligência e a estratégia prevalecessem; não houvesse a sorte ou o azar; a postura e a concentração fossem necessárias, além de muitos outros atrativos.

Depois de várias apresentações de jogos diversos, o rei ficou entusiasmado com o xadrez, apresentado por uma pessoa muito astuta, e perguntou qual era o preço do invento. O senhor inventor disse que nada lhe cobraria e o rei ficou zangado, disse que aquilo era uma ofensa e insistiu que o inventor cobrasse pelo invento. Este então, colocou seu preço, pedindo que lhe fosse pago da seguinte forma:

O pagamento seria recebido em trigo. Na primeira casa do tabuleiro de xadrez seria colocado um grão de trigo, na segunda o dobro, isto é, dois grãos, na terceira casa 4 grãos, na quinta casa 16 grãos, na sexta casa 256 grãos, e assim sucessivamente, até que fossem completas as 64 casas do tabuleiro de xadrez. O rei concordou pedindo ao contador para efetuar o pagamento. Este iniciou o cálculo e logo foi ao encontro do rei dizendo que era impossível efetuar tal pagamento, pois já na metade do tabuleiro não haveria trigo suficiente, ainda que só se plantasse trigo em todo o mundo. O rei Salomão foi ao encontro do inventor e disse não ter condições de efetuar tal pagamento. Ele, então, virou-se e disse: "A minha inteligência não tem preço!"

O jogo de xadrez desenvolve a coordenação motora fina em indivíduos que têm alguma deficiência física ou que tenham sofrido um AVC ou outro acidente fisicamente debilitante.
Essa forma de reabilitação usa a movimentação das peças em diferentes direções (pra frente, pra trás, na diagonal pra frente, na diagonal pra trás) para ajudar a desenvolver e afinar a capacidade motora do paciente, enquanto que o esforço mental feito durante o jogo pode melhorar a capacidade de comunicação e cognitiva.
Jogar xadrez também pode estimular a concentração profunda e calma, ajudando a centrar e relaxar pacientes que estejam experimentando diversos graus de ansiedade. 

Jogar Xadrez continua interessando pessoas de várias idades. Se você não tem com quem jogar, experimente jogar online? è um excelente exercício para a mente além de um ótimo entretenimento.

FONTE: Equipe de Edição - Clube da Maturidade / Fonte: Clubedexadrezonline
publicado em 02/07/2018 12:24:00

Faça Seu Login para comentar este artigo

Comentários do artigo