Bem-vindo ao novo site
Clube da Maturidade

para quem tem Maisde50

Clube da Maturidade

Faça seu Login entrar

estética e beleza

VOLTAR

Participe das nossas redes sociais

Maquiagem. Pra que te quero?!
estética e beleza

Maquiagem. Pra que te quero?!

Vaidade feminina

Ao mesmo tempo em que ela pode ter funções que potencializam as próprias capacidades da pele, dos pêlos, do corpo, ou seja, ao mesmo tempo que a maquiagem pode funcionar como uma extensão, como uma proteção, como uma potencialização deste corpo biológico, ela também deve ser pensada como uma linguagem.

A maquiagem deve ser pensada como uma linguagem, ou seja, como uma maneira da pessoa se comunicar com a outra. Por exemplo, quando uma pessoa chega a um determinado ambiente, se ela está vestida toda de preto, se ela está com o cabelo cortado rente a cabeça, arrepiado, ela causa um impacto, ela fala antes de abrir a boca. A linguagem da maquiagem funciona da mesma maneira.

Uma pessoa pode, em função dos seus estados emocionais ou dos seus estados de vida, trabalhar com a maquiagem, para, de uma certa maneira, se expressar no mundo, insinuar como ela está se sentindo.

É claro que podemos pensar também num uso da maquiagem que vise a harmonia de uma pessoa com o grupo social no qual ela está inserida. Então, por exemplo, se ela tem um nariz muito grande, olheiras, um queixo avantajado, enfim, aspectos que não são valorizados por este grupo social, a maquiagem pode atuar para suavizar esses traços. Deste modo, a pessoa está tentando se adequar a um código de valores que aquele grupo expressa.

A maquiagem pode apresentar algo singular, algo que funcione como a sua expressão no mundo. Neste sentido, a pessoa pode usar um pouco mais a maquiagem, se permitir certos excessos. Eu acredito nesses elementos fundamentais para a construção de estilo próprio, quando a pessoa se utiliza de uma maquiagem, assim como quando se utiliza de uma roupa, de um corte de cabelo, ou mesmo de palavras.

Como outros artifícios, a maquiagem pode te proporcionar uma sensação de melhor estar no mundo e de aumento da auto-estima na medida em que você se sentir respeitando o próprio corpo, cuidando do próprio corpo.

A maquiagem pode também fazer uma pessoa se sentir original, destacada positivamente dentro do seu grupo, porque de alguma forma ela está se expressando, ainda que compreenda que se expressa dentro de determinados padrões culturais. Nesse sentido, esses três fatores, a proteção e potencialização do corpo, o sentimento de conversa com o social e o sentimento de que está viva, que tem uma questão particular, que tem uma originalidade, que tem uma proposta para apresentar ao mundo através dessa sua maquiagem, desse seu modo de se apresentar, pode fazer sim, com que essa pessoa se sinta muito bem, muito viva.

A maquiagem vai muito além de cobrir algumas imperfeições na pele do rosto feminino, ela ajuda na construção de uma pessoa mais feliz com a sua própria imagem.
 

FONTE: Equipe de Edição - Clube da Maturidade
publicado em 02/07/2018 12:24:00

Faça Seu Login para comentar este artigo

Comentários do artigo