Clube da Maturidade
estética e beleza
Inverno com os pés em foco
estética e beleza
O que acontece quando não cuidamos bem dos nossos pés
Os nossos pés são uma das partes do corpo que mais acumulam tensão e recebem uma carga em cima deles o dia inteiro: o peso do nosso corpo. E assim surgem as calosidades, os joanetes, as rachaduras...
Os pés sofrem o dia inteiro dentro de um sapato fechado e muitas vezes no desconforto de um salto alto ou um sapato de bico fino.
A verdade é que muitas vezes não cuidamos dos pés como deveríamos. Lembramos de hidratar os cabelos ou ainda as mãos e cotovelos, mas esquecemos da hidratação dos pés.
Quer relaxar?
Massageie toda a planta do pé, com pressão leve, com os dois polegares, dê pancadinhas sob o calcanhar, gire o pé para um lado e para o outro, separe e puxe cada dedo.
Alguns cuidados importantes:
Nunca deixem os pés úmidos: Assim eles estão mais sujeitos ao ataque de fungos, causadores de frieiras e micoses.
A pele seca nesse inverno pede uma hidratação reforçada. Uma vez por semana, após lavar e secar bem os pés pode ser intressante aplicar um esfoliante, para remover as células mortas ou passar uma pedra pome nos calcanhares, pois ela também ajuda na revitalização da pele dessa área tão sofrida. Depois passe um hidratante, de preferência à base de uréia e óleo de silicone.
Os calos são uma resposta do organismo às agressões. O ideal é mudar para calçados adequados e confortáveis aos seus pés. Apele para os protetores de silicone, à venda nas casas de cuidados com os pés.
Já os joanetes podem ter várias razões para ele existir: Podendo ser genético, ou por alguma pressão sofrida em tempo contínuo num calçado inadequado por um longo tempo. Também há bons protetores para essa área específica, que irá dar uma proteção extra para o joanete e assim reduzir muito a dor causada por esse deconforto diário. Só quem tem joanetes sabe como é desagradável!
E o chulé...
Não relaxe com o talco e troque as meias a cada uso, não as repita nunca. Também é recomendado alternar os sapatos, para que os mesmos possam "respirar" no dia em que outros estejas em uso.
Lembrem, os pés precisam de cuidados o ano inteiro!
FONTE: Equipe de Edição - Clube da Maturidade
publicado em 26/07/2018 19:24:00