Clube da Maturidade
saúde e bem-estar
O poder do gengibre
saúde e bem-estar
Mais que sabor, o gengibre auxilia no tratamento de gripes, resfriados e na quimioterapia
Você sabia que o gengibre é um dos principais ingredientes do Quentão?
O Quentão é uma bebida tradicional nas Festas Juninas, muito consumida nesta fase mais fria do ano.
Muitas pessoas desconhecem que o gengibre, além do simples uso culinário, pode ser um importante aliado para a saúde. Muito usado na cozinha Japonesa, o gengibre sempre está presente em seus pratos. Essa planta tem efeitos que vão muito além do tempero, pois ajuda a combater resfriado, bronquite e pode até, segundo estudos, ajudar no tratamento contra enjoos de grávidas e de pessoas que estão fazendo quimioterapia, entre outros benefícios.
Diferente do que muitos pensam, o gengibre não é uma raiz, mas sim, um caule. Apesar de ser muito conhecido como uma especiaria, ele é rico em propriedades medicinais também, fazendo muito bem à saúde das pessoas. O gengibre é um dos alimentos que durante anos foi usado sem comprovação científica, mas havendo benefícios. Hoje já existe essa comprovação.
São muitas as funções terapêuticas desse caule. Muitos estão ligados à bronquite espasmódica, transtornos digestivos, eliminação de gordura no fígado e relaxante. Isso não é muito difícil de imaginar, porque ele é capaz de bloquear substâncias inflamatórias das classes das prostaglandinas. E isso faz com que haja a produção de sucos digestivos, neutralizando ácidos e diminuindo os movimentos intestinais. Além disso, o gengibre possui outra função especial para quem já passou dos 50, pois pode retardar o envelhecimento, pois é um potente antioxidante e combate os efeitos dos radicais livres.
O gengibre possui tantos benefícios que tem sido objeto de pesquisas. Hoje sabemos também que este caule poderoso, pode reduzir em 40% as náuseas de pacientes que estejam em tratamento quimioterápico. E assim, não é só esse grupo específico de paciente que podem ter esse tipo de benefício do gengibre: As grávidas se beneficiam muito também, pois melhora os enjoos consideravelmente.
Depois de todos esses benefícios fica difícil não incluí-lo em nossa dieta de alguma maneira, seja como especiaria, dentro da aplicação culinária, ralado na salada, ou até fazer chás. Mas, como tudo em relação à alimentação, não podemos utilizá-lo em excesso. Como o gengibre tem um sabor muito marcante, algumas pessoas podem ter dificuldades em adaptar o paladar ao forte gosto dessa planta, mas como vemos tantos benefícios, tentar incluí-lo de forma suave e gradual aos nossos pratos pode ser algo no mínimo inteligente. Deixe o gengibre fazer parte da sua vida!
FONTE: Equipe de Edição - Clube da Maturidade
publicado em 16/07/2018 00:30:00
Comentários do artigo
Rodriquez em 16/11/2019 22:44:00