Clube da Maturidade
na cozinha
Cozinha funcional
na cozinha
Alimentos funcionais, além de nutritivos, ajudam a combater doenças
Todos sabem que faz bem para a saúde manter uma dieta balanceada, rica em nutrientes e vitaminas. Mas, recentemente, foi descoberto que alguns alimentos possuem compostos químicos que, além de nutrir, favorecem a prevenção de inúmeras doenças. Trata-se dos alimentos funcionais. Eles possuem compostos fenólicos que defendem o organismo contra o processo oxidativo.
Se possuir uma alimentação balanceada já é importante, imagina saber que alguns alimentos ainda protegem contra doenças?
Os alimentos funcionais, além de prover nutrientes para o seu organismo, favorecem a prevenção de doenças crônico degenerativas, como o diabetes, a hipertensão arterial, diferentes tipos de câncer e males neurodegenerativos, como Alzheimer. Isso acontece porque eles possuem na estruturação molecular, compostos fenólicos, que são um grupo de antioxidantes que combatem o envelhecimento celular. Isso significa que o alimento funcional tem compostos bioativos com características de funcionalidade. Ou seja, através dessa alimentação, nós estaremos nos protegendo dessas doenças e contra os processos oxidativos.
Mas os alimentos funcionais não protegem as pessoas somente contras essas doenças, eles também podem ajudar no combate à obesidade.
Existem alimentos que podem ajudar no tratamento da obesidade, porque eles dão mais saciedade. Bons exemplos são as castanhas de caju e do Pará, as amêndoas e as nozes.
Apesar de tantas vantagens, será que eles não possuem nenhuma contraindicação? O excesso de qualquer tipo de alimento não faz bem. Por exemplo, o vinho e as frutas cítricas são considerados alimentos funcionais, mas evidentemente, se eu ingerir uma grande quantidade de vinho, já não será mais funcional. O mesmo acontece se ingerir muitas frutas cítricas. Elas possuem um composto chamado fitato, que são substâncias que não deixam o organismo absorver outros nutrientes.
E você, quais desses alimentos funcionais estão facilmente presentes em sua dieta?
FONTE: Equipe de Edição - Clube da Maturidade
publicado em 16/07/2018 09:17:00
Comentários do artigo
Rodriquez em 16/11/2019 22:44:00