Bem-vindo ao novo site
Clube da Maturidade

para quem tem Maisde50

Clube da Maturidade

Faça seu Login entrar

saúde e bem-estar

VOLTAR

Participe das nossas redes sociais

Doenças cardiovasculares após os 50 anos
saúde e bem-estar

Doenças cardiovasculares após os 50 anos

Como o estilo de vida pode agir diretamente como um fator de risco para o AVC e outras doenças cardiovasculares

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma doença cardiovascular que mais atinge as mulheres após a idade madura. Um fator que nos chama a atenção é a falta do estrogênio nesta fase da vida, pois mulheres na menopausa  já sentem essa desproteção hormonal e passam a entrar nas estatísticas como as mais atingidas pelas doenças do coração após esta idade.
Outra curiosidade é que muitas vezes não se trabalha na prevenção, pois na grande maioria dos casos, as pessoas só procuram atendimento médico ou de emergência após o seu primeiro sintoma.

Você sabe quais são os fatores de risco dessas doenças do coração? 

O primeiro seria por uma característica fisiológica ou bioquímica do corpo, que pode estar associado ou não a um estilo de vida que possa facilitar o desenvolvimento de uma doença cardiovascular.
Precisamos entender que existem os fatores de risco que não podemos modificar e os que podemos e devemos alterar, visando nossa saúde e bem-estar. Os fatores que não podemos modificar estão relacionados ao sexo, a idade e ainda ao histórico familiar.
Homens e mulheres apresentam risco de sofrer com doenças coronarianas após a meia idade.

Os fatores que podemos modificar estão ligados ao peso, ao sedentarismo e ao hábito de fumar. Aliás, o tabagismo está como o fator que mais preocupa os fatores modificáveis. Não podemos esquecer de mencionar os casos de Hipertensão, Taxas altas de Colesterol e Triglicerídeos ou Diabetes que podem agravar o quadro de risco, especialmente entre as mulheres após os 50 anos.

Portanto, se você apresenta um dos fatores de risco que a medicina caracteriza como não-modificáveis ou ainda algum caso de doença cardiovascular na famíla, fuja dos outros fatores que podem ser "controláveis" para evitar essa combinação perigosa para a sua saúde. 
O estilo de vida que levamos pode contribuir positiva ou negativamente e afetar diretamente a nossa saúde e qualidade de vida.

Num país onde cada vez mais se fala num aumento da expectativa de vida da mulher e se estimula o auto-exame para atenção ao Câncer de Mama, os números de casos de mulheres que foram atingidas de forma severa, sofreram com suas sequelas ou ainda em casos de mortes por uma doença cardiovascular é assustador.
As doenças do coração precisam de maior atenção, pois atingem e matam mais mulheres brasileiras após os 50 anos que o tão temido Câncer de Mama.

E você, está preparado para um estilo de vida mais saudével?

 

FONTE: Equipe de Edição - Clube da Maturidade / Fonte: Ministério da Saúde
publicado em 20/06/2018 19:18:00

Faça Seu Login para comentar este artigo

Comentários do artigo

Nazinhapb em 24/06/2018 20:22:00

São males possíveis de controle, há que se ter o cuidado de seguir a precrição médica e nutricional. A saúde é um bem que merece carinho.

Faça Seu Login para responder este comentário