Clube da Maturidade
saúde e bem-estar
Intolerância à lactose
saúde e bem-estar
O indíce de intolerância à lactose e o fator idade. O que muda quando ficamos mais velhos?
Muitas pessoas desconhecem que existem tipos diferentes de intolerância à lactose. O curioso é que podemos nos tornar intolerantes ao longo da vida, mesmo depois de ter passado anos consumindo leite de vaca sem apresentar nenhum sintoma ou desconforto. Você sabia disso?
Diferente dessa intolerância que pode se apresentar posteriormente ou até na vida adulta e madura, há aquela em que o bebê nasce com deficiência em "preocessar" à lactose.
Muitos indivíduos vão ao consultório médico e relatam algum tipo de desconforto, mas não imaginam considerar que isso pode ser um sintoma dessa intolerância.
Mas você sabe o que é intolerância a lactose? Considera-se pela incapacidade total ou parcial do corpo de digerir a lactose, que é o açúcar encontrado no leite e outros alimentos que possuam leite em sua composição.
A deficiência ou intolerância acontece quando o indivíduo não produz a enzima chamada lactase, que é responsável por quebrar e decompor a lactose. Assim, a substância chega ao intestino grosso sem alteração, sendo fermentada por bactérias que fabricam ácido láticos e gases. Isso pode precipitar a retenção de líquidos e ainda surgirem desconfortos abdominais, cólicas e diarreias.
Muitas pessoas passam anos consumindo livremente produtos que tenham leite em sua composição, sentem-se estufadas, com desconforto ou ainda cólicas, mas nunca relatam isso a um médico. Isso nos mostra que grande parte da população apresenta sintomas claros dessa intolerância e continuam convivendo com ela.
É bem verdade que hoje em dia, conviver com a intolerânciaà lactose é muito mais fácil, pois já que existem uma grande variedade de produtos LAC FREE, isto é, sem lactose nos mercados comuns. Há ainda medicamentos para fazer a reposição da lactase.
Portanto, se você já sentiu assim, não retarde mais a sua consulta à um Gastro. Seja pela escolha de produtos livre de lactose, que estão cada vez mais presentes no mercado, ou ainda alguma medicação poderão te deixar livre desse desconforto pra sempre.
FONTE: Equipe de Edição - Clube da Maturidade
publicado em 10/07/2018 09:18:00
Comentários do artigo
Rodriquez em 16/11/2019 22:41:00