Bem-vindo ao novo site
Clube da Maturidade

para quem tem Maisde50

Clube da Maturidade

Faça seu Login entrar

nutrição

VOLTAR

Participe das nossas redes sociais

O polêmico adoçante
nutrição

O polêmico adoçante

Será que ele é realmente um inimigo?

Quem se preocupa com a balança certamente busca  ficar longe dos doces e consequentemente também do açúcar.

Sacarina, Aspartame, Sucralose, Stévia, Ciclamato de Sódio, Xilitol...são tantos nomes existentes hoje no mercado que muitas pessoas não sabem qual adoçante escolher.

Existem os adoçantes naturais e os sintéticos. Os naturais são extraídos de frutas ou outros elementos vegetais e os sintéticos, são produzidos em laboratórios.

Mas quais são naturais e quais são os sintéticos?

Os naturais têm vários benefícios e muitos deles adoçam mais que o açúcar branco refinado. Na lista dos adoçantes naturais temos a Sucralose, a Stevia, o Xilitol, o Sorbitol e a própria frutose (existente nas frutas).

Fazendo parte dos sintéticos, temos a antiga dupla Ciclamato de Sódio e Sacarina e outro bem conhecido, o Aspartame.

Muitos desses sintéticos apresentam contra-indicação pelo alto teor de sódio ou por provocar o acúmulo de fenilalanina no organismo.

É verdade que novas substâncias continuam sendo pesquisadas e essas já consagradas continuam sempre em análise nos laboratórios.

É interessante respeitar se o adoçante é para uso no café, suco ou para o preparo de algum alimento. Existem os adoçantes para uso culinário que são especiais para essa utilização e conseguem se manter estáveis mesmo em alta temperatura, como a Sucralose de uso Culinário.

O uso do adoçante pode trazer inúmeros benefícios para quem é diabético, para aqueles que estão fazendo dietas para a perda de peso ou ainda para as pessoas que estão dispostas a diminuir a quantidade de açúcar para uma vida mais saudável.

E você, já pensou em diminuir a quantidade de açúcar da sua mesa?

 

FONTE: Edição Clube da Maturidade / Foto:CarolinaDamy
publicado em 31/05/2019 15:30:00

Faça Seu Login para comentar este artigo

Comentários do artigo

MTR1960 em 04/06/2019 19:23:00

Gosto de doces mas não bebo nada com açúcar ou similares!

Amélia em 16/09/2020 21:36:00

Amo , doces, porém , quando estou com vontade de comer um chocolate como logo uma barra ,pronto acabou ,ai meu cafezinho maravilhoso, sem açucar ,mesmo assim ,vou malhar.

Faça Seu Login para responder este comentário

Marcia
Henriques
em 06/06/2019 23:33:00

Sinto falta de um docinho. Mas, tenho me policiado para evitar o consumo do açúcar. Nao uso adoçante. Optei por diminuir a quantidade do açúcar e qd possível não usá-lo.

Faça Seu Login para responder este comentário

Nilsc em 19/07/2019 10:15:00

Tenho feito experimentos com alimentos, tive a impressão de que realmente o excesso de doces, principalmente industrializados causam desconfortos e prejudicam organismo, afetando até mesmo o emocional. Está comprovado que alimentos são remédios, que viver bem é sabedoria, por tanto, estamos aqui para aprender uns com outros. Grata pela postagem.

mayra
Rodriquez
em 16/11/2019 22:27:00

é interessante e eu gostaria de se tornar seu amigo para que possamos compartilhar idéias e coisas juntos. Você pode me enviar de volta on(sgtmayra199@gmail.com) se você não se importa.  

Faça Seu Login para responder este comentário

Ene Silva em 05/10/2019 22:48:00

Bom...atualmente estou consumindo bem pouco açúcar, no café por exemplo não uso mais. Aos poucos estou me policiando

Faça Seu Login para responder este comentário

Hannah em 07/12/2019 01:12:00

Não uso adoçante, já usei o de Stevie por muito tempo mas enjoei... Só uso açúcar no café e bem pouquinho, não costumo adoçar sucos, já contém o doce da fruta e nem chá...

Faça Seu Login para responder este comentário

MFL em 24/06/2020 20:15:00

Eu, procuro me policiar em relação ao açúcar. Tomo café, chá e suco sem açúcar. Mas, gosto de arroz doce, canjica. Rs....

Faça Seu Login para responder este comentário

Marília
Rezende
em 25/12/2020 23:27:00

Uso sempre, mas pouca quantidade. Prefiro o Stevia. Talvez mais natural. Ainda assim, os adoçantes são melhores q o consumo do açucar.

Faça Seu Login para responder este comentário

Serena em 13/04/2021 20:55:00

Prefiro o açúcar ao adoçante! Conheço a planta de onde é extraído. Não o vejo como vilão se usado com moderação. Do que adianta tirar o açúcar e continuar a consumir produtos (e não comida de verdade) ultraprossessados? Comer pães de manhã, a tarde e a noite? Não uso adoçante. Sem contar que tem um gosto horrível! Na medida certa quase tudo pode ser consumido!

Faça Seu Login para responder este comentário

Serena em 13/04/2021 21:26:00

Prefiro o açúcar ao adoçante. Conheço a planta de onde é extraído. Penso assim: do que adianta cortar o açúcar do cafezinho, se a pessoa consome refrigerante/ embutidos/ "comida" multiprocessada/ carboidrato de manhã, no almoço, no jantar, e no lanchinho antes de dormir? Mantenho o açúcar e o uso com parcimônia.

Faça Seu Login para responder este comentário