Clube da Maturidade
nutrição
O polêmico adoçante
nutrição
Será que ele é realmente um inimigo?
Quem se preocupa com a balança certamente busca ficar longe dos doces e consequentemente também do açúcar.
Sacarina, Aspartame, Sucralose, Stévia, Ciclamato de Sódio, Xilitol...são tantos nomes existentes hoje no mercado que muitas pessoas não sabem qual adoçante escolher.
Existem os adoçantes naturais e os sintéticos. Os naturais são extraídos de frutas ou outros elementos vegetais e os sintéticos, são produzidos em laboratórios.
Mas quais são naturais e quais são os sintéticos?
Os naturais têm vários benefícios e muitos deles adoçam mais que o açúcar branco refinado. Na lista dos adoçantes naturais temos a Sucralose, a Stevia, o Xilitol, o Sorbitol e a própria frutose (existente nas frutas).
Fazendo parte dos sintéticos, temos a antiga dupla Ciclamato de Sódio e Sacarina e outro bem conhecido, o Aspartame.
Muitos desses sintéticos apresentam contra-indicação pelo alto teor de sódio ou por provocar o acúmulo de fenilalanina no organismo.
É verdade que novas substâncias continuam sendo pesquisadas e essas já consagradas continuam sempre em análise nos laboratórios.
É interessante respeitar se o adoçante é para uso no café, suco ou para o preparo de algum alimento. Existem os adoçantes para uso culinário que são especiais para essa utilização e conseguem se manter estáveis mesmo em alta temperatura, como a Sucralose de uso Culinário.
O uso do adoçante pode trazer inúmeros benefícios para quem é diabético, para aqueles que estão fazendo dietas para a perda de peso ou ainda para as pessoas que estão dispostas a diminuir a quantidade de açúcar para uma vida mais saudável.
E você, já pensou em diminuir a quantidade de açúcar da sua mesa?
FONTE: Edição Clube da Maturidade / Foto:CarolinaDamy
publicado em 31/05/2019 15:30:00
Comentários do artigo
Gosto de doces mas não bebo nada com açúcar ou similares!
Amo , doces, porém , quando estou com vontade de comer um chocolate como logo uma barra ,pronto acabou ,ai meu cafezinho maravilhoso, sem açucar ,mesmo assim ,vou malhar.
Henriques em 06/06/2019 23:33:00
Sinto falta de um docinho. Mas, tenho me policiado para evitar o consumo do açúcar. Nao uso adoçante. Optei por diminuir a quantidade do açúcar e qd possível não usá-lo.
Faça Seu Login para responder este comentárioTenho feito experimentos com alimentos, tive a impressão de que realmente o excesso de doces, principalmente industrializados causam desconfortos e prejudicam organismo, afetando até mesmo o emocional. Está comprovado que alimentos são remédios, que viver bem é sabedoria, por tanto, estamos aqui para aprender uns com outros. Grata pela postagem.
Rodriquez em 16/11/2019 22:27:00